05/11/2020 • Segurança

 Tempo de leitura: 5 min

Tendências de segurança eletrônica no pós-pandemia

 

A pandemia do novo Coronavírus causou impactos em todos os setores da economia. Como consequência, houve um aumento no desemprego, na desigualdade social e, também, na violência. Esse tipo de comportamento faz com que busque-se tendencias de segurança eletrônica no pós-pandemia. Nos condomínios, por exemplo, o número de golpes disparou, o que pode prejudicar a proteção do espaço e dos condôminos. Nos espaços comerciais, por outro lado, houve um aumento de furtos, já que muitos lugares ficaram vazios. Por isso, a segurança eletrônica se tornou ainda mais relevante.

Com os recursos certos, é possível garantir que os ambientes fiquem devidamente protegidos, inclusive no período pós-pandemia. Para tanto, as empresas e os espaços residências têm se adaptado.

Pensando nessa situação, veja quais são as tendências de segurança eletrônica para o período após a pandemia,

Fortalecimento da abertura de portas via dispositivos eletrônicos

Uma das principais formas de contágio pelo novo Coronavírus é o contato com superfícies contaminadas. Se uma pessoa doente encostar em um local e deixar fluidos contaminados, quem encostar depois e tocar nos próprios olhos, nariz ou boca também pode se contaminar.

O problema se torna ainda mais intenso em certas superfícies, como no metal. Afinal, o vírus pode sobreviver por quase 10 dias nesses locais. Então, fica claro que portas e outros pontos de acesso se tornaram um ponto de atenção, diante dessa situação.

A segurança eletrônica no pós-pandemia pode ajudar ao permitir o acesso a ambientes sem a necessidade do toque, como uso da chave. Em vez da biometria, é possível utilizar tags, que são lidas eletronicamente. Como consequência, o ambiente fica mais protegido não apenas contra invasores, mas também contra uma propagação de doenças.

Crescimento do monitoramento de acesso via vídeo

A pandemia também fez com que muitas atividades fossem suspensas, o que colocou dezenas de trabalhadores para operar remotamente. A princípio, o setor de segurança foi considerado como serviço essencial e não teve que paralisar as atividades.

No entanto, é preciso considerar que o trabalho físico não precisa ser a única alternativa para garantir a proteção patrimonial. Em vez disso, é possível atuar com as tecnologias certas, como no caso de monitoramento de acesso via vídeo.

Com essa tendência, quando alguém solicita a entrada no condomínio, por exemplo, há uma comunicação direta com uma central de monitoramento. Se a pessoa estiver cadastrada ou for autorizada, o acesso é liberado. Desse modo, há menos vulnerabilidades e uma atuação mais adequada.

Adoção da portaria virtual e remota

A questão da atuação por vídeo leva diretamente para outra tendência interessante: o uso de portaria inteligente, do tipo virtual e remota. Essa é uma forma de substituir a atuação in loco, que ficou tão prejudicada na pandemia em tantos setores, por uma abordagem à distância e eficiente.

Novamente, há a figura da central de monitoramento, que faz todo o trabalho de portaria. Os atendentes fazem o contato com o morador e, mediante aprovação, há a liberação remota do acesso.

Além disso, na pandemia houve um crescimento do número de pedidos via delivery e de compras online. Com mais encomendas chegando aos ambientes protegidos, a atuação eficiente da portaria é indispensável. No momento após a pandemia, isso permite que o recebimento de encomendas aconteça diretamente na portaria, sem ameaçar a proteção do local.

Em um momento em que outras atividades já tiverem voltado ao normal, também é possível contar com a recepção virtual em eventos. Festas e reuniões promovidas por um condômino não precisam deixar as portas abertas para pessoas mal-intencionadas, o que ajuda a proteger a todos no local.

Reforços dos elementos de proteção perimetral

A segurança eletrônica não envolve apenas os elementos relacionados aos sistemas virtuais e uso de câmeras com controle à distância. Dispositivos voltados para a proteção perimetral também são importantes — e fazem parte das tendências de segurança eletrônica no pós-pandemia

É possível utilizar diversos recursos que previnem contra invasões, como câmeras de monitoramento e sensores de infravermelho. Há, até mesmo, opções de amplo alcance, as quais ajudam a evitar as vulnerabilidades de maneira completa.

Outra possibilidade consiste na cerca elétrica personalizada. Além de ter atuação física, é capaz de estabelecer uma comunicação com a central de monitoramento. Com isso, há uma atuação integrada, com foco em manter o ambiente totalmente protegido.

Ampliação do nível de automação

Já que o assunto envolve a segurança eletrônica, faz sentido ampliar a adoção de tecnologia em busca de resultados melhores. Por isso, uma das alternativas envolve os elementos ligados à automação.

A possibilidade de ligar ou desligar um exaustor à distância, por exemplo, evita deslocamentos desnecessários, ao mesmo tempo em que previne acidentes.

Em relação à limpeza, a porta de acesso à lixeira pode ter horários específicos de abertura. Com isso, ela é usada somente quando os colaboradores realmente estão em atuação.

Já os sensores que alertam sobre os níveis de água são ideais para garantir economia e evitar o desabastecimento. Com a redução nos custos de água do condomínio, por exemplo, também há uma redução na taxa. Em um período de crise, como aquela provocada pela pandemia, isso é essencial para os condôminos.

Busca crescente por melhorias

Além do mais, as empresas de segurança eletrônica precisam estar preparadas para novos desafios. Isso significa que é indispensável que ocorram melhorias contínuas no segmento, até mesmo para atender às novas necessidades.

Nesse sentido, uma tendência envolve, justamente, a evolução nas soluções e nas novidades. Um fornecedor confiável será capaz de apresentar novas alternativas com frequência, de modo a se adaptar ao que já é conhecido como “novo normal”.

Essa é uma abordagem que faz sentido considerando a necessidade crescente de atuação remota do trabalho, a economia de custos e a evolução na eliminação de vulnerabilidades. Somente por meio da evolução e do uso das novas tecnologias e funcionalidades que será possível ter maior proteção efetiva.

As tendências de segurança eletrônica no pós-pandemia promete receber ainda mais atenção, com recursos funcionais, integrados e inovadores. Com a escolha adequada de um fornecedor, será possível, até mesmo, observar uma evolução nas soluções, com a adoção de novas alternativas.

Se não quiser perder nenhuma novidade, tendência ou atualização, curta a nossa página no Facebook e siga o nosso perfil no Instagram!

Consis Segurança em Condomínios

-