31/05/2021 • Tecnologia

 Tempo de leitura: 3 min

5 características dos condomínios inteligentes

 

Essa modalidade de condomínio são para quem busca qualidade de vida, privacidade, segurança e praticidade, eles são a solução mais eficaz e imediata. Nesse artigo iremos abordar 5 características dos condomínios inteligentes

O funcionamento de um condomínio desse tipo se dá por meio da tecnologia. Que, por sua vez, atua como uma facilitadora de processos, para que a rotina dos moradores e dos colaboradores seja mais descomplicada.

E quais são, afinal, as principais características encontradas em um condomínio inteligente? Veja uma lista com as 5 principais a seguir.

1. Realize assembleias virtuais

Em tempos de pandemia, é fundamental se adaptar da melhor maneira possível em prol da saúde e da segurança de todos. Um condomínio inteligente usa a internet para fazer todas as suas assembleias de maneira remota.

Com o software adequado, é possível garantir a presença de todos os condôminos. E assim, fazer com que eles continuem participativos e cientes a respeito do que acontece no espaço.

2. Faça a gestão eletrônica de documentos

A gestão eletrônica de documentos é mais uma alternativa que faz parte dos condomínios inteligentes. Cadastro de moradores, registros de visitantes, monitoramento de prestadores de serviço, entre outros documentos importantes, ficam todos registrados de forma organizada e otimizada em uma plataforma especializada.

Essa é uma maneira de evitar a perda de documentação importante, seja por desgaste do tempo ou mesmo por algum descuido. Tudo fica armazenado e protegido em nuvem, para consultas em tempo real e com total rapidez para facilitar processos internos e autorizações de entrada.

3. Faça a automação do sistema de controle de acesso

Condomínios inteligentes também prezam pela total automação do sistema de controle de acesso. Ela pode incluir a entrada com biometria ou por reconhecimento facial, um sistema automatizado de alarmes, a conferência da entrada e da saída de pessoas por meio de aplicativos de celular, a portaria inteligente remota, entre outras funções seguras e importantes para otimizar a vida dos moradores e colaboradores. 

Esse é um investimento maior, no entanto, ajuda a economizar em vários sentidos. Como, por exemplo, na contratação de uma equipe especializada. Ou ainda, na instalação de equipamentos diversos, que não se conectam entre si. A automação é totalmente integrada, e é isso o que garante o pleno funcionamento, com equipamentos de qualidade e que interagem entre si.

4. Garanta economia de energia

E por falar em economia, um condomínio inteligente tem princípios pautados na sustentabilidade. Por isso, a proposta é instalar sistemas de iluminação e detectores de presença para ajudar na economia de energia. 

Os resultados poderão ser vistos a médio e longo prazo. E os recursos economizados, aplicados em outras melhorias para o condomínio.

5. Organize o agendamento de áreas comuns eletronicamente

O condomínio inteligente ainda permite que o agendamento do uso de áreas comuns seja feito eletronicamente. Os moradores têm acesso a horários, podem reservar datas e criar salas de conferência.

Essa é uma maneira de evitar atritos na hora de marcar e de organizar melhor a utilização desses espaços. O que é ótimo para gerar uma convivência mais harmoniosa.

E então, conseguiu compreender as características dos condomínios inteligentes? Basicamente, elas se apoiam em dois pilares: a sustentabilidade e a tecnologia. Ou seja, tudo o que você precisa para viver bem e em segurança, concorda?Que tal continuar a se aprofundar no assunto? Descubra mais sobre os serviços essenciais em condomínios e como eles podem garantir a integridade de moradores e patrimônio.

Consis Segurança em Condomínios

-