26/11/2018 • Tecnologia

 Tempo de leitura: 2 min

Gestão de Condomínios e as Tecnologias do Futuro

 

Você já parou pra pensar em como a tecnologia tem facilitado nossas vidas nos últimos anos?
A transformação digital nos proporcionou grandes mudanças. Seja na forma como pagamos contas, acessamos serviços, fazemos compras e até mesmo como nos relacionamos com as pessoas.
Recentemente, essa revolução passou a fazer parte também das rotinas de condomínios, onde tornou-se conhecida pela expressão: Condomínios 4.0. Nesses ambientes, as inovações tecnológicas transformam a gestão de condomínios em uma missão muito mais eficiente. Além de simplificar o contato entre os moradores, elas promovem ainda mais a segurança.

Condomínios 4.0

Alguns recursos que são utilizados há muitos anos, ganharam um novo modelo dentro desse contexto. Um exemplo disso, é a vigilância eletrônica. Hoje, ela já é desenvolvida por um circuitos de câmeras em alta definição e sistemas de controle de acesso. Esses, são ligados a uma central de monitoramento, que recebe e analisa as imagens. Resultando assim, em uma maior eficiência no controle dos acessos ao condomínio. Além disso, os operadores da central, verificam a entrada de pessoas não autorizadas e identificam portas e portões deixados abertos ou que possam ter sido forçados. A cada ocorrência, alertas são enviados aos responsáveis cadastrados, a fim de solucionar as situações que demandam intervenção humana, com a possibilidade de acionar o serviço tático.

Para tornar o acesso dos moradores mais prático, e reduzir a quantidade de chaves a serem carregadas, atualmente existem as chaves biométricas. Elas fazem uso de partes do corpo humano, para liberar o acesso dos condôminos. A opção mais explorada, é a leitura de impressões digitais, mas é possível aproveitar-se também de outras características particulares, como por exemplo: o reconhecimento facial, a íris e até mesmo o tom de voz.

Aplicativos

Outra possibilidade, é a abertura de portas via aplicativos. Plataformas que permitem o armazenamento de definições pessoais dos moradores, inclusive o cadastramento de veículos. Além disso, elas podem gerenciar a entrada e saída de visitantes, prestadores de serviços, amigos e familiares. Fornecendo a esses, permissões programadas de acesso, em dias e horários específicos. Os aplicativos têm ganhado destaque por auxiliarem também na gestão dos condomínios. Eles atribuem agilidade na comunicação com os moradores para resolver situações rotineiras. A solicitação de chaves de acesso e as reservas de áreas comuns, são exemplos disso.

A gestão e a segurança de condomínios tornam-se mais eficientes com o apoio da tecnologia, pois ela garante processos com menores riscos de erros. Além de possibilitar o acesso a relatórios completos de ocorrências internas, controlar e acompanhar em tempo real os acontecimentos e contribuir para a economia de recursos.

Essas soluções podem parecer complicadas ou difíceis de serem implantadas inicialmente. Mas existem opções no mercado, que comprovam que a gestão condominial associada às novas tecnologias, entrega ótimos resultados. Principalmente quando é acompanhada por empresas especialistas no ramo.

Gustavo Hiendlmayer

Diretor executivo