15/04/2021 • Segurança

 Tempo de leitura: 2 min

Tecnologia de reconhecimento facial: por que o seu condomínio precisa dessa tecnologia

 

A tecnologia de reconhecimento facial é uma solução biométrica bastante eficiente para a segurança dos condomínios. Além de ser mais acessível, ainda oferece uma experiência mais rápida e confortável para os usuários.

As leitoras faciais ainda ajudam no combate ao problema do roubo de identidade, crime que ocorre com frequência em nosso país. Por este motivo, muitos prédios e condomínios residenciais têm investido na instalação dessa identificação.

Que tal conhecer um pouco mais sobre ela e considerar a possibilidade de levá-la também para a sua portaria? Continue a leitura deste artigo!

O que é a tecnologia de reconhecimento facial?

A tecnologia de reconhecimento facial se utiliza da biometria. Essa é uma solução já conhecida, que comprova identidades por meio de uma análise precisa.

Por exemplo, você com certeza tem um cadastro biométrico das digitais para usar o caixa eletrônico, certo? No entanto, neste caso, as leitoras faciais permitem o estudo estatístico de características físicas de uma pessoa.

Como a distância entre nariz e olhos, o tamanho do nariz, a espessura dos lábios, entre outros. São diferenças milimétricas que podem acusar uma fraude, por isso essa tecnologia é tão avançada.

Quais são suas principais vantagens?

Agora, vamos às principais vantagens das leitoras faciais. Afinal, é fundamental que você entenda o custo-benefício desta tecnologia, certo? Aqui está uma lista completa!

Valoriza a segurança

A identificação do usuário é precisa e assertiva. Todas as informações registradas são mais seguras e passam por um banco de dados, assim como a entrada de qualquer indivíduo no local, que também fica devidamente registrada.

Reduz tentativas de fraude

O rosto humano tem características únicas e, diferentemente de dados biométricos, são muito mais difíceis de serem roubadas. Como o problema de roubo de identidade ainda é frequente, essa se torna a melhor opção para a segurança do condomínio e de todos os moradores.

Automatiza processos

Essa é uma tecnologia de eficiência ímpar. O processo de identificação é automático e cadastrado imediatamente no sistema. E não é preciso que um responsável interfira para averiguar o registro.

Como as leitoras faciais funcionam?

Primeiro, as leitoras faciais captura por meio de uma câmera o rosto do indivíduo. Esse registro é enviado para um sistema, que lê detalhadamente o rosto.

Essas informações são codificadas em uma sequência digital e numérica. Que, por sua vez, corresponde ao cadastro dessa pessoa, registrado em um banco de dados e forma uma identidade.

Assim, toda vez que o usuário aproxima o rosto da leitora, o reconhecimento é feito no mesmo instante. Caso ocorra alguma divergência, a entrada pela portaria do condomínio não é autorizada e um alerta é emitido para o responsável.

Essa solução pode ser adquirida e instalada por empresas especializadas em estratégias e serviços de segurança em condomínios. Como é o caso da Consis, que é referência no mercado e que já trabalha há algum tempo com a tecnologia de reconhecimento facial, disponibilizando leitoras faciais de última geração para seus clientes.

Portanto, se você quer fazer essa instalação em seu condomínio, não perca mais tempo. Entre em contato conosco e agende a visita de nossa equipe!

Consis Segurança em Condomínios

-