14/07/2020 • Segurança

 Tempo de leitura: 7 min

Veja os 5 erros na segurança dos condomínios que devem ser evitados

 

Basta um olhar mais atento para encontrar facilmente erros na segurança dos condomínios pela cidade. Mesmo com algumas iniciativas, ainda é comum que ocorra a falta de integração de ações, o que gera vulnerabilidades.

Para que o seu condomínio não passe por isso, o ideal é conhecer quais são as falhas cometidas em outros locais. Assim, é possível entender como agir e, principalmente, o que não fazer.

Na sequência, apresentamos 5 erros na segurança dos condomínios que devem ser prevenidos. Confira e fuja desses tropeços!

Quais são as principais falhas a evitar?

Alguns deslizes em relação à segurança parecem inofensivos, mas, na verdade, causam grandes impactos na proteção. Por isso, é essencial não deixar espaço para que eles ocorram, em primeiro lugar. Pensando nessas questões, veja quais são 5 falhas comuns que devem ser combatidas!

1. Instalação confusa do sistema CFTV

O rack do sistema CFTV funciona como uma espécie de “painel de controle” e é a estrutura para o funcionamento desse serviço. Portanto, sua instalação inadequada é uma das grandes falhas para evitar.

O problema acontece diante da desorganização e/ou do uso de cabos incorretos. Isso pode provocar problemas na transmissão ou na gravação de imagens, o que compromete a segurança. Desse modo, tudo deve ser feito de maneira qualificada e arrumada para evitar dificuldades.

2. Cerca elétrica sem manutenção

A proteção perimetral feita com cerca elétrica costuma ser bem eficiente. No entanto, a segurança do condomínio fica comprometida quando há falta de manutenção. Especialmente pela carência de cuidado com a vegetação que fica em contato com os fios, causando rompimentos dos fios ou disparos em falso.

3. Barreiras eletrônicas com instalação inadequada

Muitas vezes os condomínios têm equipamentos de primeira linha. Porém, se existe uma instalação inadequada, podem acontecer eventualmente disparos falsos e alarmes indevidos. Essa situação pode vir a comprometer toda a confiabilidade no sistema de segurança.

4. Procedimentos incorretos nos serviços de monitoramento

Contratar um serviço de monitoramento, por si só, não vai resolver todos os problemas de proteção — e achar o contrário é um erro comum. Isso leva à falta de padronização ou mesmo à execução de procedimentos incorretos, como liberações indevidas ou falta de acompanhamento.

A melhor forma de solucionar a questão é com um serviço robusto, padronizado e de alta qualidade. Desse modo, é possível ter certeza quanto à execução dos procedimentos de segurança, como: o cadastro atualizado dos moradores e prestadores de serviço e a adequada gestão de acesso.

5. Falhas comportamentais dos condôminos

Os moradores também são responsáveis pela segurança do condomínio — e, às vezes, por algumas vulnerabilidades. O acesso não autorizado de pessoas, o desrespeito às regras acordadas e os hábitos inseguros estão entre as falhas que podem ser encontradas.

Na prática, vale a pena destacar alguns exemplos de hábitos inseguros: a liberação das portas por meio de interfone; prestadores de serviço circulando pelo condomínio, sem identificação ou acompanhamento; a portaria humana que não faça a validação da entrada com o morador.

É preciso trabalhar a conscientização dos condôminos, realizar treinamentos e estimular decisões com foco na segurança. Assim, há menos possibilidades de acessos indesejáveis e potencialmente perigosos.

Quais são os cuidados essenciais com a segurança de condomínio?

Uma forma de evitar esses (e outros) erros é levar em consideração/prestar atenção ao uso dos chamados “anéis de segurança”. A ideia é trabalhar áreas de vulnerabilidade específicas, com ações estratégicas e que ajudem a corrigir os principais problemas.

Ao chegar ao último anel, todos os demais já passaram por um reforço na proteção, o que aumenta a segurança do condomínio. Considerando isso, veja como colocar em prática!

Perímetro externo ou área de invasão

Tudo começa com o cuidado em relação ao entorno do condomínio. Com a ajuda de muros com as medidas certas, cercas elétricas, câmeras e sensores de segurança perimetral, as chances de invasão se tornam menores.

Medidas como essas são úteis para inibir a ação de bandidos. Como sentem dificuldades e encontram menos vulnerabilidades logo no primeiro passo, podem desistir da invasão.

Portões de pedestres e de veículos ou áreas de controle

O próximo anel da segurança do condomínio envolve as chamadas áreas de controle. Isso é representado pelos locais de acesso, como os portões de pedestres e veículos.

Vale observar que o descumprimento ou o descuido com as normas internas podem contribuir para a passagem de bandidos, sem dificuldades, pela porta da frente.

Para o portão de veículos, o ideal é contar com uma eclusa, ou seja, uma região de isolamento. Os profissionais podem conferir se está tudo adequado e, aí sim, liberar a entrada. Com apenas alguns minutos com esse procedimento, a segurança será ampliada. Além disso, há a oportunidade de fazer um fechamento completo do portão antes de dar prosseguimento.

Portas de acesso à torre ou áreas críticas

As portas de entrada do edifício estão entre o portão da rua e a porta que lhe dá acesso à torre. Ou seja, acessos como portal hall, e porta garagem. Nesse caso, o ideal é seguir o mesmo procedimento das portas externas.

Na prática, vale a pena manter um controle de acesso, que deve estar conectado a câmeras de monitoramento. É uma forma de manter registros de acesso em tempo real, o que facilita o acionamento das autoridades em caso de invasão, por exemplo.

Elevadores e escadas de emergência ou áreas de perigo

Os elevadores e as escadas são considerados áreas de perigo e que, portanto, estão ligadas à segurança do condomínio. Se os outros anéis de segurança falharem ou tiverem uma vulnerabilidade explorada, essa é mais uma etapa para impedir o acesso aos apartamentos.

Para ter sucesso nessa etapa, é interessante contar com monitoramento nesses pontos. Permitir que apenas moradores e autorizados utilizem esses espaços ajuda a proteger todo o condomínio.

Para torná-lo ainda mais eficiente, o sistema de controle de acesso pode estar associado a andares que podem (ou não) ser acessados. Para as saídas de emergência, a integração completa garante que as escadas sejam liberadas automaticamente, quando necessário.

Apartamentos ou áreas de proteção

A segurança deve se estender até o último anel, que é o apartamento de cada condômino. Podemos chamar de área de proteção e é, inequivocamente, o principal objetivo do sistema de segurança.

Uma das formas de trabalhar essa questão é pela conscientização e criação de hábitos, como o de manter os apartamentos trancados. Com isso, ainda que todos os outros níveis falhem, existe uma nova barreira de proteção.

Também vale a pena considerar usar alarmes e fechaduras eletrônicas — tudo para dificultar ou prevenir completamente a invasão.

Então, com base nesses anéis de segurança, podemos dizer que o primeiro desafio é impedir que um bandido entre no condomínio. Se ele já estiver dentro, o objetivo é dificultar o acesso às torres, seja na porta do hall de entrada ou nas portas da garagem para torre.

No anel seguinte, há uma proteção quanto ao uso de elevadores e escadas de emergência e, por último, a segurança sobre a porta do apartamento.

Como a Consis pode ajudar?

A gestão de acesso com videoverificação é uma das chaves para aumentar a segurança do condomínio.

Com uma solução adequada, é possível gerenciar os dados cadastrais de moradores e usuários, além de estabelecer controle integral de acessos e ocorrências. Isso otimiza o acompanhamento e previne que o condomínio sofra invasões.

Com o uso da tecnologia e de recursos de automação, garante-se uma atuação consistente que evite a entrada desautorizada.

Para conseguir esse desempenho, vale a pena contar com a Consis. Com um sistema completo de gestão de acesso e alternativas eficientes, a empresa se preocupa em oferecer o que há de melhor para aumentar a proteção do seu condomínio.

Todos os nossos projetos são customizados e seguem a estratégia de anéis de segurança. Assim, é possível identificar e corrigir todas as vulnerabilidades e realmente acertar na acertar na segurança do condomínio.

Evite que seu condomínio corra riscos ou apresente as falhas apresentadas ao longo do texto. Conheça as soluções oferecidas pela Consis!

Consis Segurança em Condomínios

-