27/05/2021 • Segurança

 Tempo de leitura: 3 min

Riscos em condomínios: 5 dicas para prevenir

 

Evitar riscos em condomínios é uma premissa muito importante, seja qual for a localização do seu. Hoje, infelizmente as cidades estão mais violentas e cheias, o que faz com que os moradores procurem por segurança, privacidade e conforto.  Iremos abordar 5 dicas para evitar riscos em condomínios, auxiliando na segurança dos moradores e auxiliando os síndicos.

Mas apenas muros altos não oferecem tudo isso. É fundamental ir além, de modo a não cometer nenhum tipo de falha e cortar pela raiz as chances de deixar o condomínio vulnerável de alguma forma.

Não sabe por onde começar? Neste artigo, você aprende algumas dicas de prevenção de riscos essenciais para o lugar em que mora. Confira!

1. Conte com profissionais especializados

síndico é o grande responsável pela organização do condomínio. No entanto, ele pode não ter certos conhecimentos específicos sobre detalhes estruturais. Ou ainda, sobre equipamentos e técnicas de segurança.

Além disso, também tem vida pessoal e outros afazeres, que não podem comprometer sua atuação no condomínio. Dessa maneira, é muito importante contar com profissionais especializados para cada setor de segurança e limpeza. E uma administradora pode contribuir com a parte administrativa e legislativa, que precisam estar atualizadas.

2. Invista na segurança eletrônica para evitar riscos em condomínios

Uma das maneiras mais eficazes de evitar riscos em condomínios é a segurança eletrônica. Existem empresas que fazem instalações de equipamentos biométricos, detector de metais, mecanismos automáticos autorizados em portões e outras tecnologias que tragam mais segurança para a circulação de pessoas no condomínio. 

É possível até mesmo contar com softwares e aplicativos para celular, para otimizar visitas de terceiros e prestadores de serviços. Para completar, há acionamentos de alarmes, relatórios completos de entradas e saídas e muitas outras funções que ajudam a melhorar o dia a dia dos moradores.

3. Priorize a manutenção dos espaços comuns

Outra questão muito importante para evitar riscos em condomínios é a manutenção dos espaços comuns. Como, por exemplo, academias, áreas de lazer e playground, piscinas, garagens, jardins, escadas, elevadores, entre outros. 

Mesmo que o espaço não apresente um problema específico, a manutenção preventiva pode identificar alguma questão a ser solucionada antes mesmo de trazer dor de cabeça. As áreas frequentadas por crianças merecem atenção dupla, assim como aquelas que apresentam mais perigo, como a piscina.

4. Use a guarita como peça-chave de segurança

Vale a pena usar ao máximo a guarita do prédio para reforçar a segurança de todo o condomínio.  

Esse também é o melhor ponto para a instalação de câmeras e aparelhos que captam áudios. Além de alarmes e acesso para procedimentos emergenciais, como um telefone para ligações à polícia. Tais cuidados afastam a ação de pessoas mal-intencionadas e evita colocar profissionais e moradores em risco.

5. Estabeleça normas e políticas internas

Por fim, é importante estabelecer normas e políticas internas, para que os colaboradores e moradores sigam à risca essas determinações. Elas devem ser repassadas formalmente a todos, para que o trabalho seja conjunto.

Devem incluir providências como: trancar a porta dos apartamentos, ter uma boa relação com os vizinhos, prestar atenção na autorização de entrada de visitantes, entre outros. Pequenas ações fazem muita diferença no dia a dia.

Essas são 5 dicas para evitar riscos em condomínios. Mas, de acordo com o porte e a localização do condomínio, elas devem ser reavaliadas ou reajustadas para reforçar a eficácia.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude a espalhar essa conscientização tão importante!

Consis Segurança em Condomínios

-