01/12/2020 • Segurança

 Tempo de leitura: 5 min

Pontos vulneráveis em condomínios: como amenizar riscos?

 

Mesmo que você more em uma cidade relativamente segura, está sujeito a roubos e furtos. Infelizmente, esta é uma realidade preocupante em nosso país e é cada vez mais importante amenizar riscos de todos as maneiras possíveis. Como, por exemplo, ao se atentar para pontos vulneráveis em condomínios.

Embora esses sejam locais mais protegidos e que contam com a tecnologia para um bom monitoramento, ainda assim costumam apresentar fragilidades. Isso pode acontecer por um simples descuido de um morador, por um projeto incompleto, ou por uma falha de gestão. Entretanto, identificar essas questões de fraqueza com antecedência ajuda a trazer mais tranquilidade para todos.

Que tal começar a estudar e a se informar melhor sobre o assunto, então? Neste artigo, você confere algumas dicas para evitar roubos, furtos e invasões e descobre como cuidar melhor de vulnerabilidades no condomínio.

Quais são os principais pontos vulneráveis em condomínios?

Primeiro, é essencial verificar uma lista completa de pontos vulneráveis em condomínios. Assim, fica mais fácil entender por que há recorrência de infrações e delitos, que acontecem em especial durante momentos de crise, como no período da pandemia do coronavírus.

Portarias

É comum que invasões aconteçam diretamente pela portaria. Muitas vezes, a equipe que trabalha nessa função não recebeu treinamento adequado para lidar com essas situações e, diante de uma represália, não sabe exatamente como reagir.

E, mesmo com treinamento, isso pode nem sempre ser suficiente, principalmente em situações de agressão. Em outros casos, também pode ocorrer erros em portarias remotas, quando a tecnologia não é avançada ou o sistema não é intuitivo.

Descuido de condôminos

Outro entre os pontos vulneráveis em condomínios se relaciona a descuido de condôminos. Na pressa, muitas vezes um morador não fecha o portão ou porta direito.

Ou então, se distrai facilmente e deixa uma brecha para que alguém force a entrada. É muito importante que o treinamento e as orientações direcionadas à equipe do condomínio se estenda também a todos os moradores.

Equipamentos obsoletos

Se os equipamentos de monitoramento são obsoletos, muitos erros de transmissão e registro acabam acontecendo. Há também a possibilidade de desativação de alarmes ou de funcionamento inadequado de portões e travas de segurança.

Projetos incompletos

Em condomínios mais antigos, os projetos de segurança costumam ser incompletos. E sem a reinvindicação dos moradores ou a orientação de uma administradora, eles permanecem desprotegidos por muito tempo e os moradores continuam a lidar com problemas.

Para completar, cada condomínio conta com características próprias. Como tamanho, quantidade de unidades, região em que se localiza e mais. Muitas vezes, esses detalhes são deixados de lado na hora de desenvolver o projeto, e por isso a falha só é detectada quando o local é vitimado.

Portão veicular

Entretanto, não há dúvidas de que o portão veicular é um dos principais pontos vulneráveis em condomínios. Boa parte dos portões consegue ser aberta com um esforço pequeno, o que facilita a exposição a grupos de criminosos, por exemplo.

Em outros cenários, o invasor pode forçar a entrada junto ao veículo com agilidade. Ou então, aproveitar a distração do motorista e o curto período em que o portão fica aberto para entrar escondido.

E nem sempre as portarias estão preparadas para conter essa situação, ainda mais em casos em que o estacionamento fica mais distante. Por isso, é muito importante que se tome as providências corretas para impedir invasões por este meio. São elas:

  • Instalar fechadura magnética extra nas portas que dão acesso direto para a rua;
  • Reforçar a estrutura do portão veicular, para que ela não seja aberta sem autorização;
  • Orientar moradores para manter bicicletas trancadas e, de preferência, dentro do bicicletário;
  • Ressaltar que os responsáveis pela portaria redobrem a atenção a câmeras, alarmes e demais acionamentos de segurança;
  • Aconselhar que todos os moradores deixem veículos trancados, travados e com alarmes ativados;
  • Pedir a motoristas que não se demorem na entrada do portão e que confirmem que ele está trancado antes de sair ou estacionar.

Uma empresa especializada em segurança de condomínios pode fazer uma inspeção geral para detectar outras possibilidades de aprimoramento de cuidados relacionados ao portão. Mais câmeras serão instaladas, um sistema de senhas será implantado ou um acionamento de alerta será implantado. Tudo dependerá das exigências do condomínio e das necessidades definidas pelos moradores.

O que fazer para prevenir invasões e assaltos?

Agora que você já conhece os pontos vulneráveis em condomínios, vale a pena conferir algumas dicas de prevenção contra invasões e assaltos. Elas podem ser compartilhadas com moradores para se chegar em alternativas rápidas e viáveis que tragam resultados efetivos para o local.

Investir em tecnologia

O portão veicular conta com uma série de aparatos de tecnologia que podem ajudar a reforçar a segurança. Mas é possível estudar mais recursos que fortaleçam a segurança de todos os outros pontos, assim como a inteligência interna do condomínio.

Contar com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseng)

Todo condomínio pode recorrer ao Conseng e registrar reclamações e sugestões direto a autoridades da área. Além disso, também há auxílio para acionar órgãos de segurança pública.

Implantar a cultura de segurança no local

O ideal é que o condomínio conte com recursos físicos, tecnológicos e humanos de excelência. Sendo assim, é indispensável que exista uma mudança de mentalidade para moradores e prestadores de serviço.

É preciso fazer reuniões constantes, fazer uma comunicação periódica a respeito de regras e dicas de segurança e estar atento a qualquer necessidade de atualização estrutural. De nada adianta recomendar um uso consciente do portão veicular se, mesmo com uma tranca magnética, o morador desrespeita os cuidados ao entrar e sair do prédio.

De fato, amenizar riscos de invasão e ter atenção constante a pontos vulneráveis em condomínios é um desafio constante. Daí a importância de se contar com empresas de confiança, tanto de serviços terceirizados, quanto de segurança. Com o apoio técnico de profissionais, fica mais fácil tomar os cuidados certos e viver com mais tranquilidade em qualquer bairro e cidade.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o assunto? Aproveite e confira também quais são as tendências de segurança eletrônica no pós-pandemia para atualizar o condomínio mesmo depois que o período de crise passar!

Consis Segurança em Condomínios

-