28/09/2020 • Segurança

 Tempo de leitura: 6 min

Serviços essenciais em condomínios: você sabe quais são?

 

Os serviços essenciais em condomínios são fundamentais para garantir o conforto, o bem-estar e até a segurança. Essas são atividades que precisam estar presentes no local, de acordo com as necessidades e de maneira contínua.

Conhecer quais são essas opções é uma forma de entender o que permanece em funcionamento mesmo em situações atípicas (como na pandemia) e como tudo atua. Inclusive, é possível reconhecer a importância dessas atividades.

Para não ter dúvidas, veja quais são os principais serviços essenciais em condomínios!

A limpeza de áreas comuns garante qualidade de vida e bem-estar

Deixar os locais do condomínio bem cuidados é fundamental para o conforto e para o bem-estar de todos. Por isso, os serviços ligados à limpeza estão entre os mais relevantes — e que costumam ser executados, de uma forma ou outra, na maioria dos endereços.

A seguir, veja quais são as principais alternativas nesse sentido e entenda quais são as funções desempenhadas.

Higienização do espaço

Manter a higiene geral é uma atividade básica, mas essencial. Isso consiste, por exemplo, na limpeza de corredores, escadas, janelas e outros elementos estruturais. Se for o caso, também ocorre a limpeza de áreas sociais e de convívio, como ambientes de jogos, academia ou playground infantil.

O processo é feito de maneira profissional e pode, até mesmo, valorizar o imóvel e aumentar o conforto dos condôminos.

Dedetização das áreas

As pragas urbanas são problemas muito comuns, mas que também causam grandes incômodos. Por isso, entre as funções há a necessidade de realizar a dedetização de áreas comuns.

É bem verdade que essa tarefa não acontece com tanta frequência, mas é de extrema importância. É assim que é possível evitar a propagação de insetos, roedores e outras espécies que afetam o cotidiano.

Atenção com jardins e áreas verdes

Se o condomínio tiver algum espaço com natureza, é essencial ter cuidado extra com esses elementos. A grama precisa ser aparada e as plantas devem ser regadas e adubadas corretamente, por exemplo.

O serviço de jardinagem é importante porque quando o verde faz parte do projeto da área, ele é crucial para a valorização do ambiente. Também é uma forma de evitar problemas, como a propagação de insetos indesejáveis, como mosquitos decorrentes da falta de cuidado.

A manutenção de equipamentos evita custos maiores

Entre os serviços essenciais em condomínios, não podemos deixar de citar a manutenção. Ter um time interno ou terceirizado para tarefas relacionadas permite aproveitar ao máximo o ambiente e, assim, conseguir resultados melhores.

Para entender como a manutenção tem impacto no dia a dia do condomínio, veja quais são as principais atividades que exigem atenção.

Atuação preventiva com elevadores

Nos condomínios em que há elevadores, é essencial oferecer um cuidado preventivo com esses equipamentos. Isso evita, primeiramente, custos maiores. É mais barato otimizar componentes que trocá-los, além de ser mais rápido — então, o gasto acumulado é menor.

Além disso, essa abordagem é essencial para a segurança. Essa é uma forma relevante de evitar acidentes, paradas abruptas ou que condôminos fiquem presos dentro do equipamento durante uma falha.

Atenção a reservatórios e bombas d’água

Outro cuidado envolve a manutenção com a estrutura de abastecimento de água. Os reservatórios devem ser inspecionados com frequência, de modo a identificar (e evitar) vazamentos, por exemplo.

Também é crucial higienizar caixas d’águas e outros componentes, já que isso ajuda a evitar a propagação de doenças.

Além de tudo, há a preocupação com as bombas d’água. O cuidado preventivo garante, primeiramente, que elas estejam disponíveis para uso no momento necessário. É, ainda, uma forma de diminuir os custos associados, pois equipamentos com problemas consomem um nível maior de energia.

Cuidado com extintores

Por uma questão de segurança de todo o condomínio, a manutenção também tem que incluir os extintores, que são obrigatórios. Eles devem ser posicionados em locais de fácil acesso, com a devida proteção.

Também é necessário acompanhar a validade e a necessidade de substituição, por exemplo. Essa atuação tem que ser preventiva porque é o que vai garantir que os itens estejam disponíveis para uso se for necessário.

As ações de segurança e a proteção estão entre os serviços essenciais em condomínios

Nem sempre um condomínio tem piscina que exija manutenção ou elevadores que precisam de atenção extra. No entanto, sempre é necessário cuidar da proteção do ambiente. Por isso, a segurança está entre os serviços essenciais em condomínios.

É preciso cuidar para evitar invasões e ações que coloquem em risco o patrimônio coletivo e os condôminos. A boa notícia é que é possível integrar a tecnologia a essa atuação e há diversos serviços para aproveitar. Veja quais são os principais!

Gestão de acesso

Controlar quem entra no condomínio é essencial para evitar acessos não autorizados. É indispensável que tudo siga alguns protocolos de segurança e tenha uma atuação padronizada, para diminuir os riscos.

Nesse sentido, a gestão de acesso é um serviço especialmente importante. Ele pode ser aliado à tecnologia para se tornar ainda mais conveniente e prático para as necessidades. É o caso de registrar digitalmente os dados das pessoas autorizadas a entrar, além de fazer verificação por vídeo.

Com a tecnologia, ainda há outras funcionalidades, como gerenciamento de portas abertas, elaboração de relatórios e limitação de acesso para certos usuários.

Portaria inteligente

Já que estamos falando de segurança e acesso, vale perceber que a portaria também é essencial. Só que ela não precisa ser como antigamente, em um formato tão tradicional e manual.

Em vez disso, há a oportunidade de recorrer à portaria inteligente. Em vez de ter apenas vigilância humana, é possível contar com recursos para identificação de acesso via central de monitoramento, por exemplo.

Também é possível ter recepção virtual em eventos e uma atuação cotidiana bem mais eficiente. Com isso, há como economizar, sem perder a proteção.

Proteção perimetral

Para evitar acessos não autorizados, também é essencial investir em proteção perimetral. Esse tipo de serviço tem que estar disponível o tempo inteiro para realmente proteger o condomínio.

Entre os exemplos de recursos, estão a cerca elétrica, os sensores de movimento e os alarmes e barreiras eletrônicas. Em conjunto com um sistema de câmeras, é possível ter uma visão completa e uma atuação que realmente foca no cuidado com os condôminos.

Os serviços essenciais em condomínios vão desde cuidados de limpeza e manutenção até a proteção. Com uma execução qualificada e até a integração da tecnologia é possível atingir os resultados esperados.

Já que a segurança é ainda mais relevante, entre em contato conosco da Consis e veja como podemos ajudar!

Consis Segurança em Condomínios

-